Sintargs parabeniza a Ascar pelos 66 anos de contribuição à assistência técnica e extensão rural
2 de junho de 2021
Novos equipamentos nas escolas vão modernizar ensino técnico agrícola
7 de junho de 2021

Dia Mundial do Meio Ambiente

Por Herculano de Medeiros Neto
Técnico Agrícola Florestal, diretor de Meio Ambiente (Demam) da Prefeitura Municipal de São Miguel das Missões e integrante do Conselho de Meio Ambiente da Diretoria do Sintargs

O dia 05 de junho marca a data em que aconteceu a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, em Estocolmo, na capital da Suécia, em 1972. Um evento que foi o primeiro a reunir representantes de governos e instituições não-governamentais de diversos países para discutir temas importantes relacionados ao meio ambiente, propondo ações de controle e mitigação de situações até então desconhecidas ou ignoradas por governos e a própria sociedade, tais como a poluição do ar e a preservação dos recursos naturais.

A partir desse evento, que ficou conhecida como a Conferência de Estocolmo, se instituiu uma data dedicada ao meio ambiente, um termo que pode apresentar diferentes conotações, podendo ser analisado sob diversas perspectivas de aspectos naturais e genéticos, patrimônios culturais e históricos, espaços onde as pessoas exercem suas atividades. Um conjunto de condições, leis, influências e interações naturais que permitem e regem a vida em todas as suas formas. O interesse pelas questões ambientais com o conceito de Desenvolvimento Sustentável começam a emergir e ganhar força.

O dia 05 de junho de todos os anos deve ser uma data para repensar atitudes, incentivar novos hábitos que devem fazer parte do cotidiano de todas as pessoas e fazer uma revisão de consumo: será que realmente preciso de tal coisa? tenho como usar e ou desenvolver um produto alternativo? Compreender os princípios de repensar, reduzir, reutilizar e reciclar, de proteção aos nossos recursos hídricos, atmosféricos, pensar pesando esses conceitos de meio ambiente, que estamos e fazemos parte do todo, que nossas ações provocam reações no sistema que estamos inseridos.

Em uma época de agruras, que esta data sirva para reflexão. Cuidar do planeta é dever de todos. Sejamos mais solidários uns com os outros, protetivos com a nossa mão aos amigos animais. Que o sentimento de humanidade na sua mais pura essência possa ser replicado no cuidado a um meio ambiente saudável e equilibrado.

Que a grande Mãe Terra, Gaia protetora, permita no seu manto acolhedor a vida em suas diversas manifestações, adicionando fermento a nossa consciência ambiental neste dia. Pense nisso.

PRESERVAR E MELHORAR O MEIO EM QUE VIVEMOS DEPENDE DE NOSSAS AÇÕES, DE NOSSA CONSCIÊNCIA COMO PARTE DO PROCESSO, COMO SERES DOTADOS DE CONHECIMENTO PARA PLANTAR UMA CULTURA DE PAZ E HARMONIA

Os comentários estão encerrados.