FÓRUM DE ENTIDADES VOLTA A SE REUNIR COM DIRETORIA EXECUTIVA DA EMATER/RS ASCAR

Monitoramento de novos focos de gripe aviária é intensificado no Taim
1 de junho de 2023
Sintargs se reúne com Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção sustentável e Irrigação (SEAPI)
8 de junho de 2023

FÓRUM DE ENTIDADES VOLTA A SE REUNIR COM DIRETORIA EXECUTIVA DA EMATER/RS ASCAR

Em reunião realizada nesta quinta-feira (01/06), representantes de todas as entidades representativas que compõem o FÓRUM PERMANENTE DAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DA EMATER estiveram na sede da Emater em Porto Alegre/RS, onde foram recebidos pela Diretoria Executiva da Emater (Presidente, Diretor Técnico e Diretor Administrativo), Chefia de Gabinete, assessores da Presidência e Ditec e integrantes das equipes da Assessoria Jurídica, Controle e Auditoria Interna e Gerência de Recursos Humanos.

Foram discutidas as principais pautas comuns das Entidades Representativas, que foram apresentadas na “Carta à Presidente da Emater/RS-Ascar” elaborada pelos representantes dos trabalhadores e trabalhadoras da Instituição.

Dentre os temas abordados, foi passada a informação de que o Edital do Processo Seletivo Externo deverá ser lançado até dia 15/06/2023 e que por questões legais não será viável a contabilização de experiência em ater para pontuação na prova de títulos. Com relação à realização de Processo Seletivo Interno, buscando ascensão interna das carreiras de nível médio e superior de todas as áreas visando organização dos quadros dos escritórios regionais e do escritório central, a Diretoria Executiva indicou que será realizado após execução do Processo Seletivo Externo, em especial por limitação de pessoal. Também foi confirmada que está em fase adiantada a elaboração de Edital para Transferências de interesse dos empregados, conforme Ordem de Serviço nº 002/2023 de 25 de abril de 2023.

Além disso, foi tratado sobre a necessidade de uma política interna de combate aos assédios com o estabelecimento de fluxos e procedimentos impessoais e com prazos definidos, maior transparência e divulgação dos Atos Normativos da Instituição por meio da Intranet (Resoluções Executivas, Portarias), política permanente de investimentos em equipamentos e estrutura de trabalho e orçamento da Instituição.

Por fim, foi debatido sobre a Data-Base 2023 das categorias e as Entidades Representativas cobraram da Diretoria Executiva da Emater um maior envolvimento e defesa dos interesses da Instituição junto ao Governo Estadual para que as particularidades da Ascar-Emater/RS sejam consideradas no momento das negociações e também tratado sobre a realização de um amplo debate interno, por meio de seminários, para discutir o papel da Emater na execução das políticas de Extensão Rural e de Classificação de Produtos Vegetais.

Avaliamos como positivo o espaço de diálogo que foi estabelecido com as Entidades Representativas e esperamos que os compromissos assumidos sejam implementados e que as contribuições dos representantes dos trabalhadores e trabalhadoras sejam consideradas nas tomadas de decisões da Diretoria Executiva da Emater.

O Fórum Permanente das Entidades Representativas é formado pelo SINTARGS, AGC, ASAE, AERS, ASAPAS, SEMAPI, SENGE E SIMVET e continuará atuando de forma conjunta no acompanhamento dos compromissos assumidos.

CLIQUE NO LINK ABAIXO VEJA O DOCUMENTO COMPLETO

2023.05_Fórum Entidades_Carta à Presidente Emater