skip to Main Content
Diretora Da EMATER-RS Visita SINTARGS Para Discutir Convenção Coletiva

Diretora da EMATER-RS visita SINTARGS para discutir Convenção Coletiva

A diretora administrativa da Emater/RS e superintendente administrativa da Ascar, Silvana Dalmás, acompanhada do Gerente Adjunto de Recursos Humanos da empresa, participou de reunião no SINTARGS, no dia 23 de maio, para negociar a Convenção Coletiva 2013/2014.

O dirigente do SINTARGS, Air Nunes dos Santos falou sobre a sobrecarga excessiva de trabalho, falta de reconhecimento e valorização dos Técnicos Agrícolas bem como o valor pago aos técnicos, isto é, 37% menor que a média histórica de salários pagos a categoria.

Air também voltou a cobrar da diretora a imediata implantação no salário dos Técnicos do percentual de 15,50% do dissídio coletivo de 2003 bem como a incorporação do adicional de insalubridade para todos conforme acerto com a direção ad Emater/RS no final do ano 2012.

Segundo Dalmás, a empresa aguarda reunião com o CODIP, órgão do Governo que delibera os acordos trabalhistas, para tratar da pauta do SINTARGS. No entanto, garantiu, a direção vai chamar o sindicato nos próximos dias, para negociar uma solução para todas as pendências apontadas.

Dentre os pontos principais da pauta reinvindicatória da Convenção Coletiva 2013/2014, do SINTARGS, são: a atualização dos índices inflacionários sobre a parte econômica da convenção, a manutenção das cláusulas sociais e sindicais, foram propostos os seguintes acréscimos, a)- A inclusão de piso salarial de 60% do salário real do nível superior, b)- maior participação da ASCAR no Plano de Saúde voltando aos patamares de 2010, c)- inclusão de cláusula de garantia do pagamento do adicional de Insalubridade de 20% sobre o salário básico para todos o Técnicos Agrícolas, d)- garantia do auxílio doença durante todo o período de enfermidade do Técnico Agrícola integralizando o salário recebido pelos técnicos afastados por motivo de doença, sem dependência da FAPERS.

Também participaram da reunião, o presidente do SINTARGS, Carlos Coelho e o Diretor de Finanças Remo Campagnolo.