O Técnico Agrícola frente aos desafios da Gestão Ambiental.
14 de agosto de 2020
Telemetria – O Trator Mais Perto de Você
14 de agosto de 2020

Normas de segurança no uso de equipamentos agrícolas

Tractor cultivating field at spring

A negligência e o desconhecimento das Normas de Segurança na utilização de tratores agrícolas são fatores fundamentais para os constantes acidentes ocorridos nas atividades rurais. A observação constante destas normas é fundamental para a integridade do operador e demais pessoas que acompanham estas atividades, bem como para o aumento da vida útil destes equipamentos. Portanto é importante ler estas informações, disponibilizadas normalmente no Manual de Operação dos tratores. Vejamos a seguir algumas destas regras a serem observadas durante a operação e manutenção dos equipamentos agrícolas.


1. Leia com atenção o Manual do Operador e familiarize-se com a operação e manutenção corretas do seu trator antes de efetuar qualquer tentativa para colocar o mesmo em funcionamento. O trabalho com equipamento desconhecido pode causar acidentes graves.


2. O operador deverá assistir a Entrega Técnica do trator para ser instruído pelo técnico da Concessionaria quanto à operação, manutenção e características construtivas e funcionais do mesmo.


3. Antes de dar partida ao motor, acomode-se corretamente no assento e certifique-se de que não haja obstáculos ou outras pessoas próximas ao trator. Verifique a regulagem correta da posição do assento do operador, o que proporcionara melhor visibilidade, acesso aos comandos e instrumentos do painel.


4. Procure um local seguro, sem pessoas, animais ou objetos por perto e experimente o trator sem nenhum implemento ou maquina acoplada para “sentir” as características operacionais e dimensionais do trator, principalmente as relacionados as velocidades de cada marcha, reação dos freios, embreagem, direção, raio de giro, uso dos diversos comandos e alavancas, bitola mínima, altura.


5. O acesso ao trator deve ser feito preferencialmente pelo lado esquerdo do mesmo, local onde normalmente existe um estribo auxiliar e um menor número de alavancas e comandos.


6. Para a partida do motor não faça ligações que possam eliminar o dispositivo de segurança de partida existente no trator.


7. Antes de dar partida ao motor, coloque em neutro as alavancas do cambio, da tomada de potência (TDP) e acione o pedal da embreagem para evitar sobrecargas ao motor de partida e o acionamento acidental do trator ou mecanismos acoplados ao sistema hidráulico e TDP.


8. Não de carona no trator, pois no mesmo devera andar somente o operador. O para lamas e a plataforma de operação são proteção do operador do trator.


9. Não permita que o motor funcione por períodos prolongados em recintos fechados, pois o monóxido de carbono expelido pelos gases do escapamento é altamente tóxico.


10. Nas estradas ou em longas distancias os pedais de freio devem estar unidos para que possam ser acionados em conjunto, consequentemente freiando as rodas em conjunto. Nos trabalhos de campo com implementos os pedais devem estar separados para que os freios sejam aplicados independentemente, facilitando as manobras.


11. Cuidado ao efetuar a mudança de marchas com o trator em movimento, especialmente tracionando cargas pesadas e em aclives e declives. De uma especial atenção a rotação do motor quando for efetuar a troca de marchas.


12. Evite operar o trator em velocidades excessivas. Escolha a marcha adequada de acordo com as condições da estrada, local de trabalho e tipo de equipamento ou atividade que deverá realizar.


13. Coloque a tampa de proteção sempre que a TDP não estiver sendo utilizada.


14. Ao fazer reparos com implementos acoplados ao sistema hidráulico de levante, coloque cavalete de segurança para manter o implemento erguido.


15. Para reparos em implementos que utilizam a TDP, certifique-se que o motor esteja desligado.


16. Para rebocar, utilize sempre a barra de tração do trator, evitando com isto a quebra de outros componentes do trator e o possível empanamento do mesmo.


17. O operador deve usar roupas adequadas e justas, evitando aproximar-se do eixo da TDP, polias e correias.


18. Em serviços próximos a barrancos e valos, deixe uma distância segura do obstáculo, observe a aceleração e marcha adequada.


19. Na operação em aclives e declives selecione a marcha adequada, não utilize ponto motor no câmbio e não acione o pedal da embreagem.


20. Ao acoplar implementos a barra de tração, coloque pino e contra pino de segurança e observe o comprimento e altura adequados da mesma para o tipo de implemento acoplado.


21. Ao utilizar a TDP em serviços estacionários, verifique o freio de estacionamento e calce o trator.


22. Verifique sempre a quantidade adequada de lastros dianteiros e traseiros no trator, conforme orientações do fabricante, evitando assim a possibilidade de empinamento do mesmo e proporcionando a melhoria da eficiência da tração.


23. Abasteça o trator sempre ao final de cada dia de trabalho, evitando a formação de água dentro do tanque de combustível e com isto desgastes prematuros dos componentes do sistema de injeção.


24. Em serviços em terrenos acidentados ou inclinados, ajuste a bitola do trator a fim de aumentar sua estabilidade lateral, evitando tombamentos. Cuidado ao efetuar as manobras, evitando empinamento longitudinal do trator.


25. Não descanse o pé sobre o pedal da embreagem, evitando assim desgaste prematuro do sistema de embreagem.


26. Cuidado ao remover a tampa do radiador quando o motor estiver quente. A mesma possui estágio inicial para diminuir a pressão interna do sistema de arrefecimento.


27. Uso o bloqueio do diferencial somente quando uma das rodas estiver patinando ou quando houver a necessidade de equilíbrio de forças nas duas rodas. Não esterça o volante de direção com o bloqueio do diferencial acionado.


28. Utilize a embreagem com suavidade, evitando desgaste prematuro de seus componentes.


29. Cuidado ao acoplar implementos ao trator. Nunca permaneça entre o trator e o implemento sem que os comandos estejam em ponto motor e o trator freado.


30. Não aproxime chamas ou faíscas à bateria e ao tanque de combustível.


31. Mantenha as luzes do trator limpas e em boas condições de uso.


32. Procure não transportar cargas que superem o próprio peso do trator.


33. Sempre mantenha o trator em boas condições mecânicas e operacionais, observando as recomendações descritas no capítulo de “manutenção” do Manual do Operador.


34. Verifique as condições gerais do trator antes de colocá-lo em funcionamento:

< a) Folga dos pedais de freio e embreagem; b) Tensão de correias; c) Nível água radiador; d) Nível de óleo motor, hidráulico, transmissão, outros compartimentos; e) Limpeza do filtro de ar; f) Pressão dos pneus; g) Limpeza sedimentador combustível; h) Existência de vazamentos de água e óleo; i) Existência de porcas e parafusos frouxos; j) Existência de fios desligados ou desencapados.


35. Cuidado ao improvisar macaco ou cavalete para a manutenção do trator.


36. Cuidado ao transpor curvas de nível ou terraços, evitando o tombamento do trator e a destruição dos mesmos.


37. Procure utilizar um sistema de controle de atividades diárias do trator (Caderneta de Campo).


38. Ao descer do trator, coloque o câmbio em ponto morto, desacelere o motor, abaixe o implemento se acoplado e aplique o freio de estacionamento.


39. Verifique que o trator esteja lastreado conforme recomendações do fabricante para o serviço a ser executado.


40. Nas manobras junto ao final do sulco, quadra, reduza a rotação do motor e utilize os freios desacoplados para auxiliar na manobra. Nunca controle a rotação do motor utilizando a embreagem.


POR MELHOR OPERADOR QUE SEJA NUNCA ESQUEÇA DE QUE TODA MÁQUINA TEM CAPACIDADES E LIMITAÇÕES NO SEU USO. NÃO ABUSE DELAS PARA A SUA PRÓPRIA SEGURANÇA E MANUTENÇÃO DA VIDA UTIL DO EQUIPAMENTO.
AO INICIAR QUALQUER ATIVIDADE COM O EQUIPAMENTO, PARA SUA SEGURANÇA E BOM RENDIMENTO E QUALIDADE DO SERVIÇO, OBSERVE:

1. QUANDO FAZER – ordenar cronologicamente/ melhor momento
2. COMO FAZER – caracterizar a maneira de fazer
3. ONDE FAZER – caracterizar o local
4. PORQUE VOU FAZER– caracterizar a necessidade de fazer

Técnico Agrícola Vitor Hugo Baratieri VHB – Treinamento e Consultoria

18 Comentários

  1. Karine Otto disse:

    Olha eu passando no seu site novamente.
    Você ja passou no meu?
    Aguardo.

  2. Wow, wonderful blog layout! How long have you been blogging for?
    you make blogging look easy. The overall look
    of your website is wonderful, let alone the content!

  3. 602700 600953Hello there, I discovered your blog by way of Google at the same time as searching for a comparable topic, your web site got here up, it seems to be wonderful. Ive bookmarked it in my google bookmarks. 227485

  4. there asmr disse:

    Good web site you have got here.. It’s difficult
    to find excellent writing like yours these days. I truly appreciate individuals like
    you! Take care!!

  5. My spouse and I stumbled over here by a different page
    and thought I might as well check things out. I like what I see so now i am following you.
    Look forward to looking at your web page repeatedly.

  6. asmr are disse:

    Can you tell us more about this? I’d like to find out more details.

  7. bitly.com disse:

    always i used to read smaller articles or reviews
    that as well clear their motive, and that is also happening with
    this article which I am reading here.

  8. Hello my family member! I want to say that this post
    is amazing, nice written and include almost all vital infos.

    I’d like to look more posts like this .

  9. Excellent weblog here! Additionally your web site a lot up fast!
    What web host are you using? Can I get your affiliate hyperlink
    on your host? I desire my web site loaded up as fast as
    yours lol asmr https://app.gumroad.com/asmr2021/p/best-asmr-online asmr

  10. quest bars my disse:

    Hello just wanted to give you a quick heads up. The
    words in your post seem to be running off the screen in Ie.
    I’m not sure if this is a formatting issue or something to do with internet browser compatibility but I figured I’d post to let you know.
    The design look great though! Hope you get the problem fixed soon. Kudos
    quest bars http://bitly.com/3C2tkMR quest bars

  11. I used to be able to find good info from your articles.

    cheap flights http://1704milesapart.tumblr.com/ cheap flights

  12. bit.ly disse:

    What’s up, this weekend is pleasant for me,
    for the reason that this moment i am reading this wonderful educational
    post here at my house. ps4 https://bit.ly/3z5HwTp ps4 games

  13. coub.com disse:

    It’s actually a cool and useful piece of information. I am
    happy that you simply shared this useful info with us.
    Please stay us up to date like this. Thank you for sharing.

    scoliosis surgery https://coub.com/stories/962966-scoliosis-surgery scoliosis surgery

  14. bitly.com disse:

    I pay a quick visit every day some sites and sites to read articles, except this weblog provides quality based
    content. scoliosis surgery https://0401mm.tumblr.com/ scoliosis surgery

  15. www.iherb.com disse:

    I just like the helpful info you provide to your articles.
    I will bookmark your blog and test once more here regularly.
    I am rather certain I will learn many new stuff
    proper right here! Best of luck for the following! quest
    bars https://www.iherb.com/search?kw=quest%20bars quest bars

  16. Erlinda disse:

    Hello just wanted to give you a quick heads up and let you know
    a few of the images aren’t loading properly.
    I’m not sure why but I think its a linking issue.
    I’ve tried it in two different web browsers and both show
    the same results.

  17. bit.ly disse:

    I know this web site gives quality based articles or reviews
    and other material, is there any other web site which offers these stuff in quality?

    part time jobs hired in 30 minutes https://parttimejobshiredin30minutes.wildapricot.org/

  18. my ps4 games disse:

    I always used to read post in news papers but now
    as I am a user of net thus from now I am using net for content, thanks to web.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *