AGRADECIMENTO DO SINTARGS-SINDICATO DOS TÉCNICOS AGRÍCOLAS DO RS
21 de dezembro de 2020
Fim do limite de recursos para projetos de crédito rural, elaborados por técnicos agrícolas
23 de dezembro de 2020

Perspectivas em tempos de Pandemia no Agronegócio

                      Joel Backes, gerente comercial grupo GLOBALMAC.

Marcado pela pandemia o ano 2020 nos trouxe muitas lições de força e superação no agronegócio Brasileiro. Nossos empresários rurais e profissionais das diferentes áreas da agricultura, necessitam estar ainda mais atentos ás tendências do setor.

Estamos concluindo um 2020 com crescimento recorde na produção de diferentes cultivos em patamares mundiais, conquistando mais um degrau no reconhecimento de nossa agricultura. Quadro que nos impulsiona e já confirma estimativa de crescimento em 2021 do Produto Interno Bruto (PIB) do Agro em 3% enquanto o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) em 4,2%, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Como toda evolução exige mudanças, eis que a era da “quebra de paradigmas” bateu seu teto! Novos hábitos, tendências duvidosas, novos modelos de gestão, agricultura 4.0, ações virtuais, presença a distância…Que novo mundo é este?

automação é uma tendência cada vez mais presente no agronegócio fazendo parte do contexto que abrange a agricultura 4.0, onde é possível automatizar não apenas maquinário agrícola, como também processos. Dessa maneira, empresas podem realizar tarefas de forma mais eficiente e ágil, evitando atrasos, desperdícios e prejuízos em suas atividades.

A agricultura 4.0 está diretamente ligado ao da Agricultura de Precisão, mas enquanto esta última tem o foco em buscar otimizar a produção para trazer exatidão aos processos de preparo, aplicação, plantio e colheita, a Agricultura 4.0 é um segmento mais abrangente envolvendo as diversas etapas de trabalho, incluindo a gestão, a pré e a pós-produção, e aplicativos para compra e controle de instrumentos e insumos necessários para o trabalho.

Esta nova forma de se trabalhar com o agro engloba desde a utilização de dados e internet para realizar o gerenciamento da propriedade, profissionalização das etapas e dos produtores, visando produzir de forma mais assertiva e com menos excessivos, o que é propício para o meio ambiente.

A capacitação constante dos produtores rurais, empresários, distribuidores e agentes fundamentais do setor, são impulsionados pela tecnologia. A realidade do Agronegócio vem se transformando com muita rapidez ao passo que nosso pais se posiciona ano após ano nas cabeças da produção mundial de alimentos, trazendo ainda mais motivação e orgulho aos nossos agricultores Brasileiros. A tecnologia já está a mão do setor agrícola-pecuário brasileiro, alavancado perfis agressivos e visionários que não se intimidaram nem mesmo com a instabilidade econômica do pais frente a COVID-19, investindo altas cifras neste ano para possibilitar este avanço. O momento exigiu de todas áreas rápidas tomadas de decisões, ações improvisadas e corrida virtual para permanecer presente!

A LS TRACTOR é uma delas, indústria brasileira de origem Sul Coreana, vem produzindo tratores agrícolas em nosso país com conceito moderno, robusto e de alta tecnologia. A LS motivou o mercado a ampliar as especificações e capacidades técnicas dos tratores para o pequeno e médio agricultor, configurações antes presentes apenas me modelos de alta potência. Para o agricultor que já estiver pronto para “a conectividade” – tendência em total ascendência – a LS já tem a mão esta ferramenta em toda sua linha, onde dados podem ser coletados e analisados em tempo real pelos usuários, permitindo um acompanhamento mais assertivo, ágil e próximo, das operações. Especificações que não apenas facilitam a rotina de quem produz, mas também geram segurança nos dados para melhor controle sobre custos e produção.

Para segurança deste passo, a LS como qualquer indústria do setor, necessita contar com agentes que facilitam, asseguram e sustentam a aplicação na propriedade rural. Parte deste papel desempenhado por concessionárias de máquinas agrícolas e profissionais do ramo técnico e agronômico.

O Grupo GLOBALMAC (globalmacbrasil.com e @grupoglobalmac ), maior revenda da LS TRACTOR no Brasil (lstractor.com.br) e com agressiva atuação na revenda de implementos da multinacional KUHN (kuhnbrasil.com.br), leva com excelência a doutrina de atuar próximo ao agricultor facilitando esse domínio e aplicação da tecnologia de máquinas agrícolas. O Grupo atua com foco no estado do Rio Grande do Sul, com destaque em pôs vendas com profissionais treinados, e com dinamismo forte em peças agrícolas. Fundada por Sr. Carlos Alberto Dalla Corte e família, é constituída por profissionais com DNA no agronegócio especializados no que fazem.

Empresas como estas são chaves para a conexão entre a informação, a correta aplicação e o acompanhamento dos resultados, concluindo assim o objetivo da tecnologia agrícola desenvolvida para o agro. Embora o uso prático dessas novas tecnologias ainda não seja viável para toda a mão de obra, a tendência é que esses meios sejam cada vez mais descomplicados, buscando facilidade na hora de operar e lidar com tais ferramentas, conclui Joel Backes, gerente comercial grupo GLOBALMAC.

Os comentários estão encerrados.