REENCONTRO DE EX-ALUNOS DA ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL DE SERTÃO É MARCADO POR MUITA EMOÇÃO

Nota de Apoio aos Colegas Técnicos Agrícolas, Familiares e População Atingida pelas Fortes Chuvas no Rio Grande do Sul
16 de maio de 2024
8° Seminário Regional do Leite
31 de maio de 2024

REENCONTRO DE EX-ALUNOS DA ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL DE SERTÃO É MARCADO POR MUITA EMOÇÃO

Uma turma de ex-alunos da Escola Agrotécnica Federal de Sertão/ RS esteve reunida mais uma vez no período de 17 a 19 de maio. Este foi o terceiro encontro dos Alunos do Curso Técnico em Agropecuária, formados naquela instituição no ano de 1980.

Dessa vez, o local do encontro foi o parque de Águas Termais Águas do Verê, localizado no município de Verê, no Paraná.

A primeira edição do encontro foi realizada em Passo Fundo/RS, na residência do formando VALDIR PICCININI, em 2017 e reuniu 16 formandos.

A partir deste encontro, surgiu o desejo de um novo encontro, onde se conseguisse uma maior mobilização e participação de mais colegas. Contando com uma grande disposição e capacidade mobilizadora dos idealizadores desse primeiro encontro (os formandos Valdir Piccinini, Ademir João Santin, Oneide Francisco Basso e Valdecir Luis Boni), a ideia cresceu e foi tomando forma até que em abril de 2022, foi realizada a segunda Edição. Dessa vez, em Piratuba/SC, onde participaram 40 formandos, acompanhados das esposas e outros familiares.

Ressalte-se que neste intervalo, a mobilização do grupo chegou a possibilitar a elaboração e publicação de um livro onde é relatada a realidade vivida pelo grupo durante os três anos que vividos como alunos no internato da referida escola, e que sem dúvida marcou sobremaneira a vida de cada um deles.

Já no segundo encontro, a emoção tomou conta de todos, pois a grande maioria dos participantes não mantinha mais contatos entre si há muitos anos – em sua grande maioria, desde o dia da formstura, em novembro de 1980.

Tão positivo foi aquele encontro, que lá mesmo ficou agendado esta terceira edição, agora realizada.

Nesta, mais uma vez, o esforço da equipe organizadora e a amizade preservada desde os anos 80, fizeram do encontro, um absoluto sucesso.

Com espaço para o reencontro entre colegas, com muitos abraços, muitas lembranças, muitas gargalhadas e muita conversa, não faltou ainda o espaço para a apresentação de um vídeo muito bem pensado e editado, onde cada formando pode contar, de forma suscinta, sua trajetória profissional e pessoal desde que saiu da EAFS até os dias atuais. Este vídeo, foi então, disponibilizado para todos os participantes que, com isso, ficam com uma lembrança e podem rever a história de cada um dos colegas, contada de própria voz.

Também não poderia faltar um espaço para a apresentação dos talentos artísticos cultivados desde os tempos de internato e também os desenvolvidos posteriormente. Neste espaço, não faltaram as mostras dos talentos já conhecidos desde há muito como também alguns talentos atuais, representados por filhos dos formandos.

Marcante também foi, neste encontro, a participação de um ex-aluno veterano, formado no ano de 1978, ano da entrada da turma na escola, e que, neste encontro, novamente foi incumbido da tarefa de renovar o batismo de bichos que havia na época na escola. Neste ato, foi entregue a cada participante desse encontro, uma réplica da placa de bicho, no mesmo modelo e dimensão da que era usada na época durante o período de trotes, porém, finamente acabada e que pode ser trazida como recordação desse reencontro.

Por fim, mas não menos importante, também merece destaque a brilhante participação das esposas dos formandos que tiveram momentos de muita integração entre si e com os demais formandos e seus familiares.

De resto, só cabe afirmar que encontros como esses são um enorme alimento para a alma, para o coração e para as grandes amizades.

Felizes aqueles que tem oportunidades assim, para reviver emoções, curtir sentimentos e celebrar a vida e as conquistas obtidas no decorrer de sua história.

Parabéns, FORMANDOS DO ANO DE 1980 DA EAFS. VOCÊS SÃO EXEMPLO PARA O BRASIL.

QUE DEUS OS ABENÇOE E ILUMINE. E QUE O ENCONTRO JÁ AGENDADO PARA MAIO DE 2026 SEJA AINDA MELHOR.