Sintargs cumpre agendas em busca da valorização dos Técnicos Agrícolas da Emater e Seapdr

Mudanças nas legislações permitiram conquistas para a atividade do Técnico Agrícola
30 de setembro de 2021

Sintargs cumpre agendas em busca da valorização dos Técnicos Agrícolas da Emater e Seapdr

abertura Reunião com Ascar EmaterRS.

Abertura Reunião com Ascar EmaterRS.

O Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Estado do Rio Grande do Sul (Sintargs), sempre defendendo os interesses da categoria e na busca da valorização dos profissionais técnicos agrícolas do Estado, vem dando sequência ao atendimento de demandas de colegas que desempenham suas funções na Emater e na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

 


Reunião com Chefe de Gabinete do Dep. Vilmar Zanchin”

Durante a manhã de quinta-feira, dia 30 de setembro, o presidente do Sintargs, Luís Andre de Araújo Sasso, e os diretores da entidade José Dirceu Boniatti e Roberto Dalpiaz Rech, juntamente com o presidente da Associação dos Agentes de Fiscalização Agropecuária do Estado do Rio Grande do Sul (Agefa), Edimar Guzzo, estiveram no gabinete do deputado Vilmar Zanchin, para debater assuntos referentes ao Projeto de Lei 244/2020, que trata da criação do Agente Fiscal Agropecuário de Nível Médio na Secretaria da Agricultura. O projeto está em tramitação na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e tem o deputado Zanchin como relator. Participaram da reunião o chefe do Gabinete do parlamentar, Ivanir Roncatto, e a coordenadora da bancada do PL, Marina Bertoncello.

 

 

Reunião com Diretoria da Emater/RS.”

Na parte da tarde de quinta-feira, dia 30 de setembro, a agenda foi na sede da Ascar-Emater/RS, tendo como pauta a discussão de termos para acordo referente ao dissídio coletivo de 2003. Representando o Sintargs, estiveram presentes o presidente Luís André de Araújo Sasso, o vice-presidente Nilo Campo Teixeira, e os diretores Dirceu José Boniatti e Marcelo Dalcin Carvalho. Por parte da Ascar-Emater/RS, participaram o presidente da Instituição, Edmilson Pedro Pelizari, os diretores Lino Ivânio Hamann e Alencar Paulo Rugeri, além de representantes da Gerência de Recursos Humanos e da Assessoria Jurídica.

Na oportunidade, foram ratificados termos de consenso para efetivação de um acordo judicial para todos os empregados técnicos agrícolas com vínculo ativo com a Ascar-Emater/RS e identificados os pontos divergentes que necessitam entendimento. Como encaminhamentos, ficaram definidas novas agendas de trabalho com as equipes das Instituições para avançar nas tratativas a fim de que cheguem a um entendimento.

 


Reunião do Sintargs com a categoria dos Técnicos Agrícolas empregados da Emater.”

Na parte da noite da quinta-feira, dia 30 de setembro, a diretoria do Sintargs se reuniu, de forma virtual, com a categoria dos técnicos agrícolas empregados da Emater. A reunião foi conduzida pelo diretor do Sindicato, Marcelo Dalcin Carvalho, e pelo vice-presidente Nilo Campos Teixeira. Participaram também o presidente Luis André de Araújo Sasso, o diretor e Assessor Jurídico, Dirceu José Boniatti, e o Assessor Jurídico Denilson Prestes. Com a presença de mais de 250 técnicos agrícolas, o encontro discutiu o andamento do processo de negociação de acordo da ação de dissídio coletivo de trabalho de 2003, e as possíveis ações e estratégias a serem adotadas pela categoria, assim como também foram passadas informações atualizadas dos avanços recentes.

Durante as falas e manifestações dos presentes, ficou evidenciada a insatisfação da categoria pelo tempo transcorrido e também pela postura da diretoria da Emater com a demora nas tomadas de decisões e na execução das etapas pendentes para que o acordo possa ser efetivado. Foram abordados, ainda, temas como o Acordo Coletivo de Trabalho 2021-2022 e a importância do fortalecimento do Sintargs.

 


Reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha.”

O Sintargs tem também atuado junto à Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) para que a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022 destine mais recursos para o orçamento da Seapdr e que, necessariamente, uma parte desse acréscimo seja disponibilizado para a Política de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (ATERS), por meio de sugestões de emendas e participação de reuniões de discussão sobre o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), que foi encaminhado pelo governo do Estado à Assembleia Legislativa.

Os comentários estão encerrados.