TÉCNICOS AGRÍCOLAS APROVAM PROPOSTA DO ACORDO COLETIVO DE TRABALHO DA ASCAR-EMATER PARA DATA-BASE 2022

SINTARGS SE MANIFESTA SOBRE CONSTANTES SUBSTITUIÇÕES NA DIRETORIA DA EMATER
25 de novembro de 2022
FIRMADO ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2022-2023 ENTRE SINTARGS E ASCAR-EMATER/RS
7 de dezembro de 2022

TÉCNICOS AGRÍCOLAS APROVAM PROPOSTA DO ACORDO COLETIVO DE TRABALHO DA ASCAR-EMATER PARA DATA-BASE 2022

Em Assembleia Geral Extraordinária contando com grande participação da categoria, realizada na manhã desta terça-feira (29), os Técnicos Agrícolas empregados da Ascar-Emater/RS aprovaram, por ampla maioria, a Quarta Proposta Patronal apresentada pela Ascar e pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do GAE (Grupo de Assessoramento Estadual para Política de Pessoal), após diversas rodadas de negociação com o SINTARGS.

Entre os pontos aprovados, destaca-se:

• Concessão de reajuste salarial de 6% retroativo a 1º de junho de 2022. Reajuste a partir da assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho e prazo de até 60 dias para pagamento dos valores retroativos.
• Acréscimo de 6% nos valores do auxílio refeição/alimentação (até 60 dias para pagamento do retroativo). Manutenção dos valores previstos no Acordo Coletivo de Trabalho 2021-2022 para as demais cláusulas sociais com repercussão econômica.
• Reconhecimento das perdas do poder aquisitivo de 13,77% das datas-base de 2019, 2020, 2021 e 2022.
• Alteração da Cláusula que trata sobre transferências conforme o acordado na discussão sobre o tema realizada em mediação junto ao TRT que definiu regras para transferências por iniciativa dos empregados.

Durante a sessão também foi aprovada autorização ao Sintargs para firmar documentos necessários para formalização do Acordo Coletivo de Trabalho. Com isso, o Sindicato adotará os trâmites necessários para assinatura do ACT 2022-2023 com a ASCAR-EMATER/RS.

Em assuntos gerais, foram ainda abordados e debatidos diversos temas de interesse da categoria, como o recente Acordo Trabalhista firmado entre SINTARGS e ASCAR-EMATER/RS referente ao Dissídio Coletivo de Trabalho de 2003, o posicionamento e manifestação do SINTARGS frente às constantes trocas dos gestores da Emater, em especial da Presidência da Emater e sobre o Processo Seletivo Externo da Emater que teve autorização governamental no início de novembro.