TÉCNICOS QUE PARTICIPARAM DO PROGRAMA PROVARZEAS NA DÉCADA 1980 REALIZARÃO ENCONTRO EM TORRES-RS

Técnicos Agrícolas empregados da Emater/RS aprovam Proposta para Acordo Coletivo de Trabalho 2023-2024.
27 de fevereiro de 2024
Técnico Agrícola filiado ao SINTARGS: Participe do Processo Eleitoral do Seu Sindicato!
5 de março de 2024

TÉCNICOS QUE PARTICIPARAM DO PROGRAMA PROVARZEAS NA DÉCADA 1980 REALIZARÃO ENCONTRO EM TORRES-RS

ENTRE OS DIAS 08 A 10 DE MARÇO, EM TORRES – RS, SERÁ REALIZADO O SEGUNDO ENCONTRO ESTADUAL DO PROVARZEAS, QUE REUNIRÁ TÉCNICOS QUE PARTICIPARAM DA EXECUÇÃO DO PROGRAMA NA DÉCADA DE 1980.

O PROVARZEAS, FOI UM PROGRAMA NACIONAL DE IRRIGAÇÃO E DRENAGM, DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E EXECUTADO NO RIO GRANDE DO SUL, PELA ASCAR/EMATER-RS. O OBJETIVO BÁSICO DO PROGRAMA, FOI O DE DESENVOLVER PRÁTICAS DE DRENAGEM DE VARZEAS, CONSTRUÇÃO DE BARRAGENS E FORTALECER A IRRIGAÇÃO DA LAVOURA DE ARROZ, BEM COMO LEVAR TECNOLOGIA PARA IRRIGAÇÃO DE CULTURAS DE SEQUEIRO, COMO MILHO E SOJA, EM AREAS PLANAS, ESPECIALMENTE NA REGIÃO ONDE PREDOMINAVA A CULTURA DO ARROZ. DESSA FORMA, TEVE INICIO O DESENVOLVIMENTO DESSAS CULTURAS IRRIGADAS, EM ÁREAS QUE ATÉ ENTÃO, SOMENTE ERAM PROPICIAS E ADAPATADAS PARA A CULTURA DO ARROZ.

O PROGRAMA FOI INSTITUÍDO PELO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, NO ANO DE 1981, QUANDO ENTÃO O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, POR INTERMÉDIO DA SECRETARIA DA AGRICULTURA, ADERIU AO MESMO, PASSANDO A ASCAR/EMATER, SER A EXECUTORA DO PROVARZEAS, TENDO NA COORDENAÇÃO O ENG. AGR. LUIS ANTONIO VALENTE.

NO DIA PRIMEIRO DE SETEMBRO DE 1981, UM GRUPO DE TÉCNICOS, RECÉM ADMITIDOS NA EMPRESA, FORAM ATÉ O CENTRO DE TREINAMENTO DO IRGA, EM CACHOEIRINHA, ONDE PERMANECERAM POR 20 DIAS, PARA RECEBEREM TREINAMENTO TEORICO/PRÁTICO, PARA POSTERIOR APLICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA EM ALGUNS MUNICÍPIOS DO ESTADO.

INICIALMENTE, POR DECISÃO ADMINISTRATIVA DA DIREÇÃO DA EMPRESA, FORAM CRIADOS OS CHAMADOS POLOS DO PROVARZEAS, OS QUAIS FORAM INSTALADOS EM REGIÕES ESTRATÉGICAS, JUNTO AOS ESCRITÓRIOS MUNICIPAIS DA EXTENSÃO RURAL. DESSA FORMA, AS EQUIPES FORMADAS POR 04 TÉCNICOS AGRÍCOLAS E 01 ENGENHEIRO AGRONOMO, INICIARAM OS TRABALHOS NOS MUNICÍPIOS DE SÃO PEDRO DO SUL, SANTA CRUZ DO SUL, FAXINAL DO SOTURNO E TAQUARI. CADA MUNICÍPIO TINHA UMA ABRANGENCIA MICRO REGIONAL, NO SEU ENTORNO, ATENDENDO ENTRE 04 A 08 MUNICÍPIOS CIRCUNVIZINHOS.

DEPOIS DA FASE INICIAL, JÁ EM 1982, OS REFERIDOS POLOS FORAM AMPLIADOS, COM FRACIONAMENTO DAS EQUIPES E AGREGAÇÃO DE OUTROS PROFISSIONAIS AO PROGRAMA, COM ABRANGÊNCIA MAIOR DE MUNICÍPIOS.
ASSIM NASCEU UM PROGRAMA NACIONAL, COM ABRANGENCIAS ESTADUAIS, RAZÃO PELA QUAL, EXISTEM LAVOURAS IRRIGADAS COM MELHOR TECNOLOGIA, NÃO SOMENTE DE ARROZ, COMO TAMBÉM MILHO, SOJA, TRIGO, SORGO, PASTAGENS, MUITAS EM ROTAÇÃO DE CULTURAS, PROPORCIONANDO TAMBÉM A INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA, EM ÁREAS ANTES INVIÁVEIS DE RECEBER CULTURAS ANUAIS E PERENES.

CONVÉM RESSALTAR A SISTEMATIZAÇÃO DE LAVOURAS, ARROZ PRÉ GERMINADO, RIZIPISCICULTURA, IRRIGAÇÃOPOR SULCOS, ASPERSÃO ENTRE OUTRAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS.

O SINTARGS APOIA O EVENTO QUE ESTÁ SENDO ORGANIZADO PELA COMISSÃO FORMADA POR TÉCNICOS QUE ATUARAM NO PROGRAMA (ILMO RAMBO RAMBO, ADEMIR SANTIM, VALDETAR GOMES , LUIS VALENTE, DANILO LEAL, JOSE DANIEL E JANIO PINTOS) PARA TRATAR DA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO, QUE PODEM SER CONTATADOS PARA MAIORES INFORMAÇÕES.