Normas de segurança no uso de equipamentos agrícolas
14 de agosto de 2020
Técnicos Agrícolas do IRGA – Uma luta sem fim!
14 de agosto de 2020

Telemetria – O Trator Mais Perto de Você

Técnico Agrícola Vitor Hugo Baratieri
VHB – treinamento e consultoria

Você já imaginou sua propriedade rural conectada em tempo real. Pois é, a Telemetria pode te levar a verificar, acompanhar, analisar e tomar decisões mais acertadas e em menor espaço de tempo, pois através desta tecnologia você poderá acompanhar as atividades de seus equipamentos que estão em operação no campo, em tempo real.


fonte: Revista Globo Rural

A Telemetria é uma tecnologia sem fio de transmissão e recepção de dados para monitorar remotamente as condições ambientais ou de equipamentos, como seu trator e implementos. Estes dados você poderá receber em seu smartphone, tablete ou computador e podem ser armazenados e comparados, buscando melhores resultados na sua atividade, com possibilidade de um incremento de até 15% na sua produção.
Esta tecnologia, incorporada a um equipamento, pode proporcionar diversos controles, tais como: se o equipamento está em movimento ou parado, se saiu do trajeto previsto, qual o tempo de movimentação (em deslocamento ou trabalho), velocidade, rotação do motor e da TDP, temperatura do motor, uso do pedal da embreagem, entre outras informações conforme pacote de dados solicitado a ser instalado no equipamento.
Portanto, se avaliarmos que em torno de 60 % dos problemas em atividades agrícolas estão associados a operações agrícolas, podemos avaliar da importância do uso da telemetria que proporcionara uma melhor gestão da frota de equipamentos, proporcionando redução dos custos de produção, melhoria na vida útil dos equipamentos e melhores controles ambientais.
Podemos também lembrar que a telemetria pode ainda nos proporcionar a gestão da manutenção da frota através de controles de horas trabalhadas e uso na segurança dos equipamentos, através da possibilidade de geração de um mapa virtual da área onde a máquina deverá trabalhar. Neste caso, ao equipamento sair da área delimitada, ocorrera o alarme de aviso ao gestor da frota.

Imagine você controlando o tempo que seu operador trabalha com o pé sobre o pedal da embreagem. Com este dispositivo você poderá além de diminuir custos de manutenção dos equipamentos, corrigir esta falha operacional de seu operador de máquinas.
Aliando a este sistema de telemetria, alguns fabricantes disponibilizam um sistema de vigia do motor, a exemplo da Colven, empresa que instala estes dispositivos na linha de tratores da LS Tractor Brasil, onde, na medida em que ocorrer uma avaria no motor indicando aumento de temperatura e ou baixa pressão de óleo, o motor automaticamente será desligado, evitando danos maiores.


Fonte: Colven Brasil/LS Tractor Brasil

Com certeza ainda existem alguns obstáculos a serem vencidos para que estas tecnologias possam ser aproveitadas com alcance e eficiência nas propriedades rurais. O custo de instalação, que em alguns modelos está em torno de 5% do preço do trator, as áreas com dificuldades de sinal de cobertura de satélites, os protocolos de interação entre fabricantes e modelos de tratores e implementos e a própria divulgação do conhecimento de funcionamento destas tecnologias, ainda são exemplos destes obstáculos a serem vencidos.
Com certeza estes dispositivos deverão trazer melhorias e facilidades ao produtor rural, disponibilizando uma melhor gestão de sua frota de equipamentos e com isto a redução de seus custos de produção.
As tecnologias disponíveis, nada mais são do que excelentes ferramentas de gestão, pois proporcionam informações que são geradas para que o agricultor possa tomar decisões mais embasadas no processo produtivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *